sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O dia em que o cabelo de Marilyn se transformou na barba de Papai Noel!


"Acho que vou ter de escrever um livro sobre a minha faxineira: "Pérolas da D. Sebastiana".
Quem a conhece, concorda  comigo, antes que essas pérolas caiam no ostracismo.
Vejamos: Comprei uma camiseta vermelha com a cara da Marilyn Monroe silkada em branco na frente (não porque goste muito dessa atriz, mas, porque a malha era fresquinha e o preço convidativo).
 Quando apareço com ela em casa, D. Tiana olha, olha, depois me pergunta:
- "Você votou naquele palhaço?"
- "Que palhaço? O Serra?".
Resposta:
- "Não, aquele que não sabe ler".
- "Ora, D. Tiana, aquele palhaço, só quem votou nele foram os paulistas."
- "Uái, então, porque você está com a camiseta de propaganda dele..."?
 Ei... esperem aí, não acabou não! Ofendida  eu disse:
-"Preste bem atenção em quem está aqui!", abri bem a camiseta prá ela ver melhor e aí veio a observação:
-"Ah! Agora eu vi... É Papai Noel!"
 Esse foi o dia em que os cabelos platinados da Marilyn se transformaram na barba do Papai Noel... Suspiro!*

Mas como nem só de suspiro vivem as patroas e nem só de D. Tianas se sofre, a lembrança feliz de Papai Noel me trouxe uma outra deliciosa de D.Josefina, vovó Pina, italiana de olhos verdes plácidos e mãos abençoadas e as gostosuras de Natal. Aí vai uma delas!



Aletria de Natal

Ingredientes:
  • 150 g aletria (macarrãozinho cabelo de anjo)
  • 500 ml leite
  • 200 g açúcar
  • 50 g manteiga
  • 4 gemas de ovo
  • 1 limão
Confecção:
Ponha água a ferver numa caçarola. Desfaça as "madeixas" da aletria, com as mãos e introduza-a na caçarola deixando cozer durante 5 minutos.
Aqueça o leite com a casca fina do limão. Vá colocando o leite aos poucos na caçarola com a aletria, que deve estar em fogo brando, mexendo sempre. Junte a manteiga e depois o açúcar.
Bata as gemas e adicione-lhes um pouco de leite. Retire a aletria do fogo juntando-lhe as gemas cuidadosamente. Leve de novo ao fogo, por mais 2 minutos.
Ainda quente, ponha a aletria numa travessa. Deixe amornarr um pouco e polvilhe com canela.

 Vovó Pina preferia colocar no leite um pouco de essência de baunilha, colocar a aletria pronta em taças e jogar-lhe em cima uma calda leve de ameixa. Deliciosa!

*A estorinha de D. Sebastiana foi-nos contada por minha amiga Solange, pessoa de muito humor que faz as pequenas tragédias do cotidiano se revestirem do maior glamour...glamour marilyniano!



Um comentário:

  1. Prima Angela,o comentário que você fez sobre sua avó me fez lembrar minha avó paterna,Antonia,cozinhando em seu enorme fogão a lenha,em Descoberto.Quando criança,eu adorava o leite com rapa de angu,que vó Antonia preparava numa grande panela de ferro.Para mim,aquilo era o ¨manjar dos deuses¨!...Abraços do primo Nilson Magno.

    ResponderExcluir