terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cheese cake à mineira! Com goiabada, uái! Para os românticos...Romeu e Julieta.




Talvez um mal-estar...talvez um fugidio sentimento de traição às origens, logo depois de saborear o "croque madame" e completar a alegria com um belíssimo pedaço de cheese cake à francesa, me move em direção às minas gerais em rápido "nachträglich", só depois, a posteriori, para deixar desabrochar um cheese cake mineiro! Aha! Agora sim! Se alguém quiser manter a tradição, que use geléia de framboesas...mas a goiabada fica óooootima! 

Ingredientes para a massa:

1 pacote de biscoito Maria ou Maisena, batido no liquidificador ou processado.
¼ de xícara de chá de açucar mascavo
½ xícara de chá de margarina cremosa (90 g)

Para o recheio:

3 ovos
150 grs de açúcar
2 embalagens de cream cheese (300g)
Suco de ½ limão
½ colher de chá  de essência de baunilha

Para a cobertura:

300g de goiabada em cubinhos
½ xícara de chá de vinho branco
Suco de um limão

Modo de preparo:

Junte o biscoito batido, o açucar mascavo e a margarina cremosa, até formar uma massa homogênea.Com essa massa forre o fundo de uma forma de 23 cm de fundo removível, pressionado comuma colher ou espátula, para a massa ficar lisa e leve à geladeira.
Bata ligeiramente os ovos na batedeira e junte os outros ingredientes, batendo por 20 minutos.Espalhe o recheio na forma. Pré aqueça o fôrno até 180º  e asse por 40 minutos ou doure a superfície.
Aqueça a goiabada, o vinho, o suco de limão e ½ xic de água, cozinhando em fogo baixo até dissolver os pedacinhos de goiabada se dissolvam e a calda fique espessa. Deixe amornar e despeje sobre a torta. Enfeite o centro com fatias finas da goiabada e folhas de hortelã. Sirva frio. Uma variação legal, seria a cobertura de geléia de framboesas ou morango, etc.

2 comentários:

  1. Uai, afrancesou madame? Tirou até os torresmos da apresentação do blog...trocou os porquinhos por desejos mais frugais ?
    Ambos têm seu lugar..não é?Mas, peço :não abandone suas origens!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, lembre-se, desejos nunca são frugais...hehe. É 'só uma homenagem pontual aos 172 anos de Cézanne! kkk Os porquinhos virão! Hoje, por exemplo comi um "Boudin Noir"o que significa, um Chouriço Preto, daqueles dos bão!!! só que acompanhado de um purê de maçã...levinho! Francês sabe despistar a sacanagem!

    ResponderExcluir