sexta-feira, 4 de março de 2011

PEIXE ASSADO, receita de pescador! Sem mentira, deveras!


Todo pescador é mentiroso! Mas quem não é? A verdade nunca é toda e é só através dos ditos, sempre em grande parte mentirosos, é que se pode vislumbrar uma lasca de verdade! A expressão “ deveras”, que quer dizer 'de verdade', atesta a precisão que temos de afiançar uma verdade que nunca é inteira...
Mas, enfim,  um pescador, engraçado e contador de causos, ficções de seu dia a dia fisgador, me pescou com uma receita advinda da experiência dele, que nunca mais deixei de apreciar!
Gosto de sentir o 'verdadeiro' sabor do peixe, sem muitos temperos na sua carne. Acho sempre que o peixe não admite muitas “firulas” na sua carne. Talvez, aí sim, nos molhos que o acompanham. O pescador a fazia, enterrando o peixe na areia, envolvido em folha de bananeira, sobre um braseiro feito à noite, em torno do que, se reuniam os companheiros de pesca. Nós podemos nos contentar com o papel laminado e o forno. Fica, mesmo assim ótimo!

1 peixe inteiro(os de escamas são os que ficam gostosos), por exemplo um belo dourado,do qual se retira as escamas, que caiba no seu forno.
Papel laminado para envolvê-lo completamente. Nenhum tempero!Pronto!
Coloque-o no forno, brando, em um tabuleiro, sem nada, e deixe-o assar por uns 40  a 50 minutos.
Ele vai cozinhar com a própria gordura e água.
Quando pronto, transferi-lo para uma travessa, abrir o papel laminado e servir com uma espátula os pedaços, de um lado, depois do outro da espinha dorsal.
 Maravilhoso!

O segredo é fazer molhos deliciosos de sua preferência, que o acompanhem, depois de assado. Regue seu pedaço, a gosto, no seu próprio prato.
Vou sugerir dois:

Molho de alcaparras

Um vidro de alcaparras, bem espremidas, para retirar o excesso de sal.
Manteiga para refogar, um fio de azeite, para a manteiga não queimar, meio limão para acentuar o sabor da alcaparra. Pronto!

Molho de tomates, com camarões, ou sem eles!

Enfim, seja criativo e invente os molhos que gostar...molho rose, molhos de salsa, molho de maracujá.
Reuna os amigos e conte suas mentiras!




Um comentário:

  1. "Quem conta um conto aumenta um ponto. Vou testar a receita com molho de tomato semana que vem em Bordeaux. So vai ficar faltando voce para gente contar o causo de como pescamos o peixe e de comer juntos. Beijos e obrigado pela receita"

    Rodrigo in Milano

    ResponderExcluir