segunda-feira, 6 de junho de 2011

Canjiquinha com costelinha de porco (Não falei que essa panela era imperdível???)

O frio está aí! Quem não vai se lembrar de noites de junho, ou dias, em que a canjiquinha, indefectível comidinha mineira, veio regar as boas conversas de inverno à beira fogão de lenha? È hora de repetir a dose!

 

500g de canjiquinha de milho
1 kg de costelinha de porco (magra)
alho, sal, pimenta a gosto.
corante
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
3 tomates maduros
couve picada bem fina
cenoura picada e tiras grossas
cebolinha e salsinha
Em uma panela colocar a costelinha e óleo e um pouco de corante, sal e alho e deixe refogar, acrescentar água para que ela possa ir cozinhando até ficar num ponto que a carne esteja bem macia.
 (Para os preciosistas ou para quem se preocupe, e é bom, em retirar da costelinha toda a gordura possível, pode assá-la primeiro e só depois de escorrida toda a gordura levá-la à panela para cozinhar, raspando o fundo do taboleiro para não perder nada do caldo e do sabor!)
Acrescentar a cenoura e deixar cozinhando junto com a carne até ficar al dente.
Em uma panela de pressão, colocar a canjiquinha, deixar cozinhar por cerca de 15 min. Assim que estiver cozida, transferir a canjiquinha para a panela onde a costelinha está sendo preparada, e acrescentar os pimentões, a cebola e o tomate. Quem quiser, por último, acrescentar a couve bem na hora de servir.Se não, deixá-la à parte, para acompanhar.
Se desejar colocar algumas gotas de pimenta.

2 comentários:

  1. Realmente uma canjiquinha com costelinha vai muito bem. Ainda mais se se conseguir fazer com que a costelinha dê bastante borra no fundo da panela e depois usá-la no meio da canjiquinha. Gosto também que se faça um belo prato de angu rsrsrsr . MAZOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mazola! Também acho bom servi-la com uma couve bem refogadinha, cortada fininha!

      Excluir