sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PERNIL COM AMEIXAS! Sem queixas, seu Natal será um sucesso!


Este pernil, já fiz algumas vezes! Daí as deixas para uma comidinha "sem queixas"... ou quase, pois não há como nos comprometermos com a falta delas se estamos em grupo, em família, com outros. Ai de quem pretenda se sair perfeitamente bem ao oferecer um almoço de Natal. Há sempre quem não goste de "doce na comida salgada", quem prefira carne branca, quem se lembra de um "outro" pernil que "vovó fazia", ou que prefira nem comer carne. Enfim melhor curtir o que você decidiu fazer e por empenho no que quer! Aí vai dar certo! Cozinhe e esteja contente no 'seu' natal.
Ingredientes:
300g de ameixas secas
2 xícaras de vinho branco
1 pernil de porco (prefiro sem osso) de 2 a 2  1/2kg
Sal e pimenta do reino
Alecrim
Suco de 1 limão
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga derretida
½ xícara de geleia de morango

Feitura:
Coloque as ameixas no vinho branco e deixe-as de molho de véspera. Retire de 15 a vinte ameixas do vinho e reserve. Cozinhe rapidamente as ameixas restantes no vinho branco e tire os caroços. Reserve o vinho. À part3e tempere o pernil com o suco do limão, sal, pimenta e alecrim,  a gosto. Faça de 15 a 20 cortes no pernil e enfie uma das ameixas reservadas em cada um. Coloque o pernil na assadeira e despeje o óleo por cima. Leve ao forno  em temperatura moderada (180 a 200graus). Depois de assado, retire o pernil e coloque-o numa bandeja. Ponha a assadeira no fogo, junte o vinho reservado e 2 xícaras de água e deixe ferver em fogo brando durante 10 minutos. Raspando o fundo da  assadeira de vez em quando. Adicione o creme de leite e tempere a gosto. À parte, misture uma xícara de água com a farinha de trigo e a manteiga derretida. Faça uma pasta e junte aos poucos ao molho até engrossar. Acrescente a geleia de morango. Passe o molho por uma peneira e junte as ameixas cozidas Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Despeje por cima da carne e sirva. Para acompanhar, arroz branco ou batata sauté, farofa e salada mista. Beleza!

Um comentário:

  1. Este foi a "piéce de resistence" do meu natal! Só que ao invés da geléia de mmorango, coloquei uma de damasco...bem temperado, uma delícia, assim disseram os convidados! Experimentem!

    ResponderExcluir