domingo, 12 de janeiro de 2014

Bacalhau com Broa...acompanhado com batatas ao murro!


Hoje tive a alegria de comer um prato desses na casa de amigos queridos, em Braga, Portugal! Meu carinho a quem, além de me proporcionar tal delícia, ainda franqueou-nos a receita deles: Elsa e Sílvio Gomes. Adorei!
Da broa:
Primeiro, vamos falar de que broa é essa!Como diz a velha canção, "numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa" ...a broa é um dos pães mais comuns. Nesta receita serão usadas as migalhas carinhosamente desfeitas e esfarinhadas de broa de milho, levemente temperada com alho em pó e molhadas com um pouco de azeite.
Do bacalhau: à razão de mais ou menos 250 gramas por pessoa, em torno de uma posta, bacalhau dessalgado durante 3 dias inteiros, trocando-se a água 3 vezes ao dia, e de preferência, deixando-o na geladeira, para não só dessalgá-lo mas também para reidratá-lo para que ele "cresça" e inche, adquirindo o aspecto maravilhoso e molhado dos pratos portugueses.Colocar as postas com a pele para cima. Então, cozinhá-lo e tirar somente as espinhas.
Das batatas: que sejam médias e que não tenham rachaduras, bem lavadinhas, e colocadas num tabuleiro, salpicadas de bastante sal, no forno, até que sua casca fique bem enrugadinha e corada, o que é sinal de que estarão assadas. Então um "murro", de leve,para parti-las. Em hipótese nenhuma, retire a casca!
Das Cebolas,  cortadas em rodelas fininhas, e, com mais 5 dentes de alho, refogadas em bastante azeite,  virgem, de boa qualidade. Deixar o refogado com o alho e as cebolas bem clarinhos, o que se consegue refogando em fogo brando!

Envolver então,  o bacalhau nesta mistura refogada de cebola, azeite e alho, deixá-lo refogar um pouco e, só então deixá-lo descansar para pegar bem o gosto dos mesmos! Desligue a panela e deixe-o lá. 

Feita a mistura de migalhas da broa de milho, deite o bacalhau regado e envolvido no azeite, cebola e alho, num tabuleiro e recubra-o com a broa esmigalhada. Ao lado, as batatas "esmurradas", fazem o contorno e a composição final do prato. Deixar assar até que haja uma crosta dourada feita pelo pão ...Para quem gosta, pode regar com mais azeite ao ser servido! Delicioso! 

Um comentário: