domingo, 19 de janeiro de 2014

Caldeirada de Lulas, delícia que pode ser diária em Porto!


Deliciosas incursões pela cozinha portuguesa, comidas dia a dia aqui, sem delongas ou dificuldades! Em nosso país, tão rico de recursos e de mar, por alguma razão que não se entende, os peixes, mariscos, produtos do mar em geral, tão caros ao nosso paladar, são mesmo raros, dispendiosos e difíceis de encontrar!

Ingredientes:

2 kg de lulas
1 cebola grande picada em meias-luas
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de azeite
250 g de tomates sem pele e sementes
1 xícara de água
500 g de batatas
1 colher de chá de curry
1/2 molho de salsa
molho de pimenta a gosto e pimenta do reino a gosto
sal

Lavar cuidadosamente as lulas, retirando-lhes a pele rosa que as recobre e os olhos, limpando bem os tentáculos, picando em bons pedaços.
Colocar em uma panela o azeite e refogar as cebolas até deixá-las coradas, em fogo brando. Em seguida o alho, e em seguida as lulas picadas e os tentáculos, aos poucos. Depois, o tomate picado, a salsa e o sal. Deixar cozer em fogo brando. Assim que as lulas estiverem quase no ponto de cozimento, colocar as batatas. a água necessária e o curry. Corrigir os temperos e deixar mais 15 minutos no cozimento, sempre em fogo brando. Colocar então o preparado numa travessa refratária e levar ao forno até que as batatas estejam cozidas e quase se desfaçam! E então...aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário